sexta-feira, 24 de junho de 2011

Trabalho de Artes {Land Art}

Land Art

A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.
A Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.
É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.

  
 Christo, Javacheff ( 1935 -) - Escultor americano, de origem búlgara. Viveu em Paris entre 1958 a 1964, mudando-se para Nova Iorque nesse mesmo ano. Inicialmente realizava as empaquetages, onde empacotava garrafas, latas e caixas com roupa ou plástico. Mais tarde alargou o âmbito das suas packages, envolvendo, com tecido sintético, atado e esticado por cordas, estruturas como edífícios, pontes e até extensões de terreno acidentado, em áreas costeiras.


Obras:
  • Valley Curtain - Rifle, Colorado, 1970-72.  
  • Running Fence - Sonoma and Marin Counties, California, 1972-76.
·        Surrounded Islands – Biscaine Bay, Greater Miami, Florida, 1980-83.   
The Pont Neuf Wrapped, Paris, 1975-85.   
The Umbrellas – Japan – USA, 1984-91. 
Wrapped Reichstag – Berlim, 1971-95.  

Exercicio:
Que tipo de arte é a Land art?
2)       Quando e como surgiu a Land art?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua Opinião !